Unhas de cachorro: como cortar ou lixar

Como Cortar 
1 – Em primeiro lugar você deve inspecionar a área entre os dedos, as almofadas e a base das unhas para verificar se estão saudáveis, limpas e com o pelo desembaraçado (caso exista "nós" retire-os cuidadosamente com uma tesoura).
 
No caso dos nossos amigos de pelos longos é importante que os pelos ao redor da almofada e entre os dedos sejam bem aparados para evitar nós e que o cachorro escorregue nos pisos lisos. 
 2 – Nas unhas brancas podemos ver claramente a cor rosada da "veia" o que facilita para determinar o ponto certo de onde se deve cortar, colocando o cortador num ângulo de 45º e deixando "uma folga" no final da "veia".
3 – Nas unhas pretas não dá para ver a "veia". Nesse caso corte um pedacinho, depois outro e quando enxergar um pontinho bem escuro pare, é a extremidade da "veia".
Dica: segure a pata do seu amigão e olhe a parte debaixo da unha.
- você vai perceber que existe uma fenda em toda sua extensão. È profunda na parte que se encontra com o dedo e vai se tornando cada vez mais rasa até desaparecer na ponta da unha. O fim da fenda corresponde ao início da "veia"
- deixe alguns milímetros e corte num ângulo de 45º graus.
Não entendeu? Então observe de outra maneira.
- olhe o desenho abaixo e você verá a forma de um triângulo na unha.
- esse triangulo está identificado na foto com uma seta. O corte da unha deve ser feito alguns milímetros antes do final do triângulo
4 – Se a ponta da unha começar a sangrar coloque um pouco de estanca sangue e faça pressão por alguns segundos

5 – Agora se tiver receio de errar e machucar seu amigão ao cortar as unhas, você pode deixá-las mais curtas apenas lixando com o lado mais áspero de uma lixa de unhas ou com um produto próprio para pets como a lixa automática 
6 – Caso precise cortar unhas que estejam demasiadamente longas deve começar cortando só um pouquinho.
   - depois de alguns dias corte mais um pouco.
   - diminua o comprimento gradativamente, caso contrário, se cortá-las curtas de uma só vez acabará com um monte de sangue e um cachorro traumatizado.
   - devemos proceder assim porque conforme a unha cresce a "veia" também vai ficando mais longa
   - ao cortar um pouquinho estará retirando a camada protetora e a reação natural da "veia" será de encolher.
Veja o quadro:
ter as unhas lixadas

- o processo deve ser realizado por alguns dias ou até semanas, dependendo da sensibilidade e temperamento do seu amigão
  • apresente a lixa automática e deixe-o cheirar e explorá-la. Por essa curiosidade e investigação elogie-o e dê um petisco
  • deixe a lixadeira no chão e coloque alguns pedaços de petiscos sobre ela (desligada) para que o cachorro a toque.
  • Em seguida ligue e desligue a lixadeira e ofereça um petisco quando a estiver examinando, explorando e por não ficar com medo do barulho.
  • No momento que obtiver êxito com essa parte do procedimento seu cachorro terá relacionado a lixadeira com uma recompensa. Não tenha pressa. Repita por vários dias até alcançar o objetivo.
  • Quando tiver superado essa fase, coloque seu peludo deitado de lado e encoste a lixadeira em apenas uma unha. Converse com ele e dê um petisco.
  • No dia seguinte encoste em duas unhas e assim por diante, dia após dia, aumentando gradualmente até completar uma pata, sempre seguido de elogios e pedaços de petisco.
  • Continue até conseguir completar as 4 patas e dê um grande petisco e elogio. Lembre-se que até então você apenas encostou a lixadeira nas unhas.
  • Finalmente poderá começar a lixar. Lixe apenas uma unha – não demore mais que 3 segundos – e encoste a lixadeira nas demais unhas. Pare e recomece no outro dia.
  • Faça uma unha por vez até conseguir completar uma pata. Continue a lixar agindo do mesmo jeito que fez quando simplesmente encostou a lixadeira
  • Torne esta experiência positiva para seu peludo e verá que ele irá fazer festa toda vez que mostrar a lixadeira





     


  

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário